História

O INÍCIO: A paixão e os materiais

A história da Reserva Natural começou com uma ideia simples: a paixão pelas roupas e a necessidade de expressão. Começávamos fazendo roupas a partir da beleza dos tecidos, dos aviamentos, das formas, procurando encontrar a simbiose perfeita entre a pessoa e a roupa que ela usa. No início, as peças eram criadas de forma aleatória, tendo como base apenas nosso próprio gosto. Não eram inspiradas em pesquisas e/ou informações de moda, atendendo a este ou aquele consumidor específico. O ponto de partida era o tecido.

A paixão começava aí… olhando e tocando o artefato, íamos descobrindo o que ficava mais bonito, o que valorizaria mais a matéria prima. Estávamos no ano de 1992. Neste momento não existia ainda a concepção, o conceito Reserva Natural. Como já disse, baseávamos no nosso gosto, em nossa “memória” hippie, íamos abrindo caminho para o que viria a ser a Reserva Natural.

Minha irmã e sócia Tereza já confeccionava roupas em São Paulo com base no que estou descrevendo aqui, e eu, Raimundo, quando voltei para Passos, em Minas Gerais, cidade onde nasci, levando comigo meu filho de 4 anos (fiel companheiro desde o inicio desta jornada), me dediquei também ao ofício da confecção. Eu vinha da área administrativa e financeira. Portanto, nada a ver a principio com a atividade que viria a desenvolver. Então, entre tecidos e botões, retalhos e colarinhos, máquinas e pessoas, fomos nos apaixonando e aprimorando a concepção das roupas, deixando brotar o sentimento que viria dar vida ao conceito Reserva Natural.

A PEÇA-CHAVE: Novos rumos

A primeira peça-filha da Reserva Natural foi uma calça confeccionada em tecido de algodão rústico e cru. Era bem simples, mas cheia de bossa. Pespontos laranja, elástico e cordão na cintura, bolsos e uma braguilha falsa como detalhe. Pronto! Foi a nossa “moeda nº1 do Tio Patinhas”. Esta peça caiu no gosto de todos. Mocinhas com barriga a mostra, homens despojados e sonhadores e senhoras de bem com a vida. Esta calça puxou o fio da historia da Reserva Natural. A partir daí criamos outras peças: vestidos, saias, blusas, ciganinhas e princesas. Estava criada a primeira coleção grifada “Reserva Natural”.

Num crescendo, apareceram os representantes apaixonados pelo estilo natural-artesanal das peças e foram levando estrada a fora o conceito Reserva Natural.

“Amor a Terra”. Nosso slogan. O que no principio era absolutamente explorando a crua beleza do cru, tingiu-se de verde, amarelo, azul, caquis e laranjas, todas as nuances da Mãe Natureza. O requinte dos aviamentos, juta, coco, madrepérola, coroavam e finalizavam o trabalho.

As peças, antes somente para o público feminino, invadiram o universo masculino e o infantil. Tivemos coleções para todos. No andar da carruagem, nossa fábrica que era num sítio onde nossos pais viram os primeiros filhos nascerem, tornou-se pequena, precisava crescer e atender à demanda do mercado.

A MARCA: Ampliando conceitos

Outra irmã e sócia, Tianinha, que já cuidava da loja e particularmente da coleção infantil, impulsionou-nos à mudança para um barracão na cidade. Abandonamos o campo, mas não seus aromas e cores. O conceito foi se apurando e aperfeiçoando o trabalho. Juntando nossas forças e a de nossos clientes e representantes, a Reserva Natural cresceu e ganhou prestigio a despeito dos percalços inerentes a qualquer empreita, sejam eles pessoais ou materiais.

Hoje, a empresa se dedica apenas ao público feminino, sem que isto seja definitivo. A riqueza do conceito “NATURAL” permite belas criações em vários segmentos. Do vestuário a roupas de cama e mesa, peças artísticas, móveis e etc.

O DESAFIO É APAIXONANTE!

Temos uma roupa de extrema qualidade, bem posicionada no mercado, com distribuição em mais de 800 pontos pelo país e alguns no exterior. Orientamos nossa distribuição no sentido do modo licenciamento e multimarcas.

E assim, com muito amor e trabalho, vamos escrevendo esta história que surpreende e encanta a cada novo capítulo. Vida longa À “Reserva Natural”, a todos seus sócios, colaboradores, parceiros e clientes.

Raimundo Reis, sócio-diretor.

CONCEITO

A Reserva Natural nasceu como fruto de um desejo: produzir moda a partir de fibras e matérias-primas 100% naturais. Era 1º de Abril de 1992. Mentira? Pura verdade! Hoje enquanto todos os olhos estão voltados para a moda sustentável, a marca segue fazendo história firme em seu posicionamento e filosofia. Estabelecida em lojas próprias, licenciadas dentro e fora do país e em mais de 800 multimarcas, a Reserva Natural com seu conceito responsável tem muito futuro pela frente.

OS VALORES DA MARCA:

– Buscar constantemente a excelência dos produtos e procedimentos;
– Tratar as pessoas com respeito, profissionalismo e afeto;
– Ser comprometido com as questões ambientais;
– Primar pela harmonia nos relacionamentos;
– Agir com ética, transparência e honestidade sempre;
– Incentivar a criatividade e a inovação

Nossa missão: Encantar clientes e consumidores com serviços e produtos de moda desenvolvidos dentro do conceito natural.

PRODUÇÃO

É diretamente da natureza que vem a matéria-prima utilizada pela Reserva Natural. Produzidas e extraídas dentro de rígidos controles, fibras como algodão, viscose e linho transformam-se em vestidos, calças, saias e blusas que vestem mulheres comprometidas com suas escolhas. Coco, madrepérola e rendas figuram nos detalhes que compõe as roupas, como bordados manuais, nervuras e fuxicos. Para completar, saches perfumado com aroma de ervas acompanham cada peça da Reserva Natural. Todos os processos de fabricação, incluindo o tingimento das peças e acessórios, são monitorados e acompanhados passo a passo para assegurar a preservação ambiental, antes, durante e depois da produção de cada modelo. Esse cuidado tem início na escolha de fornecedores que utilizam boas práticas, ambientais e sociais, em seus processos. A produção da Reserva Natural é feita na sede da empresa, localizada na cidade de Passos, no sul de Minas Gerais. Em um terreno de 2.200 m2, estão instalados os estúdios de criação, a área administrativa e a produção, onde ganham forma as idéias que inspiram a Reserva Natural.

PARA ONDE VAI

A Reserva Natural lança três coleções por ano com base em pesquisas internacionais e no talento de sua equipe de criação. Profissionais que trabalham, inclusive, no desenvolvimento de novas estampas para cada coleção. São roupas e acessórios que têm conquistado consumidores de todo o país por aliar beleza hoje e sustentabilidade amanhã. Os produtos da Reserva Natural chegam aos principais centros urbanos do Brasil por meio de mais de 800 pontos de venda multimarcas e em lojas licenciadas.

PROJETOS SOCIAIS

HOSPITAL REGIONAL DO CÂNCER

Assim como a valorização e respeito ao meio ambiente, a Reserva Natural leva seu compromisso com o planeta a sério também em programas sociais, como a parceria com o Hospital Regional do Câncer. O HRC é movido pela solidariedade. O hospital e seus pacientes dependem de doações para realizar exames, diagnósticos e tratamentos para que o sonho da cura seja cada vez mais possível. A campanha “Tá na Moda ser Solidário” conta com o apoio da Reserva Natural. Através de etiquetas informativas em todas as peças, quem compra pode saber mais sobre o projeto e conhecer melhor quem está ajudando. Como suporte, a Reserva Natural colabora com doações para que os pacientes tenham todos os recursos necessários para um tratamento de excelência. Responsabilidade social é um dos pilares da Reserva Natural, e, juntos, podemos fazer cada vez mais.

PEDAL DAS MENINAS

A empresária e sócia da Reserva Natural Tereza Sawaya, queria criar uma maneira de estimular as mulheres a praticarem esportes e cuidarem da saúde aliado a um programa descontraído e prazeroso. E assim surgiu o “Pedal das Meninas”, uma iniciativa que conta com o apoio da Reserva Natural e leva dezenas de mulheres para pedalar e se divertir muito! O objetivo do projeto é que essas mulheres percebam que praticar esportes não precisa ser algo desgastante e exaustivo, e sim um momento gostoso para cuidar do corpo, da mente e relaxar!


Makuna